Vitória recorde faz com que o Brasil conquiste a vaga na rodada principal
Brazil manteve sua perfeição após duas rodadas no Campeonato Mundial de Handebol Feminino, selando uma vitória clara por 46 a 15 contra o Cazaquistão. Com duas vitórias em dois jogos, o Brasil se tornou o primeiro time do Grupo G a garantir sua vaga na fase principal, enquanto o Cazaquistão terá que esperar o resultado do jogo entre Ucrânia e Espanha antes de se enfrentar na última rodada em Frederikshavn.
Grupo G
Cazaquistão vs Brasil 15:46 (5:25)
Desde o início da partida, o Brasil mostrou que levava cada jogo a sério e impôs seu ritmo. O Cazaquistão ficou atrás desde o começo e, após a suspensão de Tansholpan Jumadilova, o Brasil fez uma corrida de 9-0, criando uma grande vantagem.
Assim como contra a Ucrânia, a goleira Bárbara Arenhart se mostrou um obstáculo intransponível para as jogadoras do Cazaquistão, defendendo nove das 14 tentativas que enfrentou ao longo do jogo. O time asiático conseguiu quebrar o padrão após dez minutos com um belo gol em voo, cortesia de Tansholpan Jumadilova e Zhanerke Seitkassym, mas a diferença ainda era grande, de 10 gols, 15 a 5, com nove minutos para o intervalo.
Esse foi o último gol do Cazaquistão até o intervalo, e seu período sem gols se estendeu até o 33º minuto, definindo sua eficiência ofensiva em apenas 26%. Marcar apenas cinco gols no primeiro tempo foi também sua segunda pior performance nos primeiros 30 minutos da história do campeonato.
O Cazaquistão melhorou no segundo tempo, elevando sua eficiência ofensiva geral para 38%, mas sua defesa não conseguiu parar as jogadoras brasileiras. Novamente, cada atleta vestindo a camisa azul teve seus minutos em quadra, e 11 das 14 marcaram pelo menos três vezes. A artilheira do Cazaquistão foi Kristina Radayeva, que fez quatro gols, totalizando nove na competição.
Oito minutos antes do final, o Brasil alcançou a marca dos 40 gols e adicionou mais seis, selando a vitória por 46 a 15. Este é o maior número de gols marcados pelo Brasil na história do campeonato e sua segunda maior vitória. O recorde anterior era de 45 gols em uma vitória de +33 contra a Austrália no Campeonato de 2009.
“Foi um jogo difícil para nós, tivemos problemas na defesa. O Brasil jogou rápido e suas jogadoras de trás foram incríveis. Cometemos muitos erros e estou decepcionado com este jogo. No entanto, essa é uma grande experiência para nós”, concluiu o treinador do Cazaquistão, Yevgeniy Shishkin.
Agora, o Brasil mira o confronto contra a Espanha, que pode ser uma batalha pelo primeiro lugar do grupo, desde que a Espanha vença a Ucrânia mais tarde.
“Estávamos focados na partida e mantivemos um bom jogo como fizemos contra a Ucrânia. Alcançamos os objetivos que definimos para este jogo e posso ficar satisfeito”, disse o treinador brasileiro Cristiano Silva após a partida.
hummel Jogadora do Jogo: Adriana Cardoso De Castro (Brasil)