Campeonatos brasileiros

Uruguai e Brasil conquistam o ouro nos Jogos Sul-Americanos de Praia de 2023 na Colômbia

16views

As mulheres brasileiras e os homens uruguaios conquistaram suas respectivas competições na quinta edição dos Jogos Sul-Americanos de Praia em Santa Marta, Colômbia.

O handebol de praia aconteceu de 14 a 17 de julho no Parque Multiesportivo El Rodadero, com o evento dos Jogos sendo encerrado com uma cerimônia de fechamento na sexta-feira, 21 de julho.

Homens do Uruguai melhoram resultado de 2019 e conquistam o título

O Uruguai venceu quatro de seus cinco jogos até conquistar o título por 2-0, sendo levado a uma disputa de pênaltis apenas uma vez, contra a Venezuela, em seu último jogo da fase de grupos preliminar.

No total, nove equipes disputaram 22 jogos na competição masculina, com a fase inicial dividida em dois grupos preliminares. A Argentina, no grupo A, venceu todos os quatro jogos e terminou em primeiro, seguida de perto pelo Chile em segundo lugar. Os campeões do título, o Brasil, com uma equipe bastante alterada e ausente de alguns jogadores-chave, perderam dois jogos de grupo – para Argentina e Chile – terminando em terceiro e perdendo a chance de medalha.

No menor grupo B, o Uruguai, com três vitórias em três jogos, avançou para as semifinais, onde se juntou à vice-campeã Venezuela.

Os jogos eliminatórios foram desequilibrados, com a Argentina superando a Venezuela por 7:2 na semifinal, a única partida acirrada. O Uruguai venceu o Chile com facilidade por 2-0 (17:10, 20:14) nas semifinais.

A equipe chilena conseguiu se recuperar na partida de bronze, derrotando os venezuelanos por 2-0 (20:18, 22:16). A final viu o Uruguai subir uma posição em relação a 2019, com uma vitória confortável por 2-0 (26:20, 22:18).

Mulheres da Argentina destronadas pelo Brasil

Após uma derrota histórica para o Brasil em casa em 2019 nos últimos Jogos Sul-Americanos de Praia, as campeãs argentinas não conseguiram defender seu título, perdendo para as rivais de sempre, o Brasil, na final, que venceu todos os cinco jogos até chegar ao topo do pódio.

A competição feminina em Santa Marta 2023 contou com sete equipes divididas em dois grupos, com 14 jogos disputados no mesmo formato da competição masculina.

Com duas vitórias em dois jogos em seu grupo preliminar, a Argentina liderou o grupo A, seguida pela Venezuela, que precisou de apenas uma vitória contra o Chile no grupo de três para se juntar à Argentina nas semifinais.

No Grupo B, com um registro perfeito, o Brasil avançou para as semifinais como líder do grupo, acompanhado pelo Uruguai, que venceu três de seus quatro jogos.

Enquanto o Brasil derrotou a Venezuela com facilidade na semifinal por 2-0 (19:12, 17:10), a Argentina teve uma partida nervosa contra o Uruguai, perdendo o primeiro set, antes de se recuperar e garantir uma medalha com uma vitória por 7:4 na disputa de pênaltis. Os uruguaios conseguiram se recuperar para garantir a medalha, derrotando a Venezuela pela medalha de bronze, também precisando vencer por 7:4 nos pênaltis.

Assim, foi uma repetição da final de 2019, mas em vez da Argentina vencer na disputa de pênaltis como fez quatro anos atrás (7:6), foi o Brasil que venceu desta vez (7:4) após suas rivais perderem suas terceiras e quartas tentativas. Como seu ponto vencedor que garantiu o primeiro set, coube à novata brasileira, a ponta esquerda Mariane Guimaraes, de 21 anos, marcar o ponto decisivo para decidir o título, e ela conseguiu – 2-1 (19:18, 12:14, SO 7:4).

Classificação final

Homens

  1. Uruguai
  2. Argentina
  3. Chile
  4. Venezuela
  5. Brasil
  6. Paraguai
  7. Colômbia
  8. Equador

Mulheres

  1. Brasil
  2. Argentina
  3. Uruguai
  4. Venezuela
  5. Paraguai
  6. Chile
  7. Colômbia