Equipes nacionais brasileiras

Seleção BRasileira Feminina inicia ciclo olímpico 2028

85views

Há pouco mais de 20 dias após garantir o sétimo lugar nas Olimpíadas de Paris, a Seleção Brasileira Feminina de Handebol deu início aos trabalhos para o ciclo olímpico de Los Angeles 2028. Nesta quinta-feira (29), o técnico Cristiano Rocha anunciou a convocação de 19 jogadoras para uma semana de treinamentos que ocorrerá de 23 a 29 de setembro, nas cidades de Batalha e Rio Maior, em Portugal. Dentre elas, apenas cinco participaram da campanha que levou ao sétimo lugar na França: a goleira Renata Arruda, as armadoras Kelly Rosa, Mariane Fernandes e Jhennifer Lopes, a ponta Ana Cláudia Bolzan e a pivô Marcela Arounian.

“Encerramos um ciclo muito bem-sucedido em Paris. Agora, buscamos resultados ainda melhores até Los Angeles. Esta convocação traz uma boa renovação. Liberamos muitas jogadoras que estiveram nos Jogos, pois estão no início da temporada na Europa. Estamos começando a inserir novos talentos, que têm grande potencial de crescimento neste ciclo, para que se ambientem e evoluam com a Seleção”, afirmou Cristiano Rocha.

Das 19 jogadoras convocadas, quatro estão atuando por equipes brasileiras: a lateral esquerda Fernanda Couto (Pinheiros), a ponta esquerda Jamily Félix (Clube Português do Recife), a central Maria Victória (Maringá) e a lateral direita Micaela Silva (também do Pinheiros). “Acompanhamos todas as atletas, tanto no Brasil quanto no exterior. Buscamos informações, assistimos a jogos e conversamos com comissões técnicas e jogadoras. Conheço bem Fernanda, Jamily, Maria Victória e Micaela. Elas estão em uma fase muito boa e merecem esta convocação”, destacou o técnico.

O grupo também inclui algumas jogadoras que representarão a seleção olímpica pela primeira vez, como a goleira Flávia Lima, as armadoras Julia Rodrigues Yue, Fernanda Couto e Maria Victória, as pontas Jamily Félix e Maria Eduarda dos Santos, e a pivô Milena Maria. “Essas atletas já foram convocadas nas seleções de base, muitas delas sob minha orientação quando eu era técnico das categorias juvenil ou júnior. Elas são grandes jogadoras e têm tudo para se destacar na equipe principal”, concluiu Cristiano Rocha.