Campeonatos internacionais

Handebol feminino: Brasil cai em grupo com a França nas Olimpíadas

37views

A Federação Internacional de Handebol (IHF) anunciou nesta terça-feira (16) os grupos dos torneios olímpicos de Paris-2024. A equipe feminina do Brasil, que foi a única a se classificar, está no grupo B, junto com Angola, Espanha, Hungria, Holanda e a anfitriã França. A competição começará em 25 de julho, um dia antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.

As 12 seleções de cada gênero foram organizadas em seis potes, de 1 a 6, com base no ranking internacional, formando duas equipes por pote. Os grupos foram constituídos com um representante de cada pote, e a França, como país-sede, teve a prerrogativa de escolher em qual grupo desejava participar.

O Brasil ficou no grupo B, que inclui a França, atual campeã olímpica e mundial, jogando em casa; a Holanda, campeã mundial de 2021; a Espanha, vice-campeã mundial de 2011 e medalhista de bronze em Londres 2012; e a Hungria, que possui três medalhas olímpicas e um título mundial. Também está no grupo a Angola, tetracampeã africana.

Grupos do handebol em Paris-2024:

Feminino

  • Grupo A: Alemanha, Coreia do Sul, Dinamarca, Eslovênia, Noruega e Suécia
  • Grupo B: Angola, Brasil, Espanha, França, Holanda e Hungria

Masculino

  • Grupo A: Alemanha, Croácia, Eslovênia, Espanha, Japão e Suécia
  • Grupo B: Argentina, Dinamarca, Egito, França, Hungria e Noruega

A ordem dos jogos ainda não foi divulgada, mas o primeiro jogo está marcado para 25 de julho, um dia antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. Os horários poderão ser às 04h, 06h, 09h, 11h, 14h ou 16h (horário de Brasília). Dependendo do horário, o handebol feminino poderá ser a estreia oficial do Brasil em Paris-2024.

O Brasil busca conquistar sua primeira medalha olímpica no handebol feminino. A equipe, sob o comando de Cristiano Rocha, garantiu sua vaga em Paris-2024 após vencer a competição em Santiago-2023. O melhor desempenho do Brasil em Olimpíadas ocorreu em Londres 2012 e Rio 2016, quando chegou às quartas de final. Em Tóquio, a seleção foi eliminada na fase de grupos.